segunda-feira, 18 de março de 2013

Reindustrializar Portugal

Na edição n.º 204 da “TecnoMetal”, Aníbal Campos, presidente da direção da AIMMAP e também diretor da revista em causa, chamou a atenção no seu editorial para o facto de o Ministro Álvaro Santos Pereira estar a aparentemente a dar alguma esperança ao país no sentido de poder vir a bater-se de forma decidida pela reindustrialização do país.

O assunto abordado pelo presidente da AIMMAP merece sem quaisquer dúvidas a maior reflexão por parte de todos os que se preocupam com o tema, sendo pois por tal motivo que se transcreve nas linhas subsequentes o referido editorial.

"Reindustrialização

Temos assistido nas últimas décadas a um lamentável processo de desindustrialização da economia portuguesa.
Acresce que a Europa no seu todo, com algumas honrosas exceções, tem feito exatamente a mesma coisa.
Contra a opinião daqueles que estão no terreno a procurar ciar riqueza e gerar emprego, os iluminados que nos têm governado tentaram criar a ilusão de que era possível sobreviver sem indústria.
No início deste século vinte e um vimo-nos atolados nesta crise, emergente em grande parte da teimosia de se insistir numa fantasia estapafúrdia.
Pouco a pouco, os europeus vão-se apercebendo do logro a que foram conduzidos e percebem que não é possível a Disneylândia que lhes foi prometida, sem produção industrial e consequentemente com cada vez menor conhecimento.
É já muito tarde para evitar os prejuízos causados por décadas de políticas irresponsáveis. Mas talvez seja possível remediar alguns males.
Parece haver no governo português um responsável com vontade de fazer alguma coisa neste domínio: o Ministro Álvaro Santos Pereira.
Depois de meses a fio asfixiado pela ditadura imposta pelo seu homólogo das Finanças, o Ministro da Economia e do Emprego está a conseguir finalmente afirmar publicamente as suas ideias. E depois de tanto tempo aparentemente divorciado dos problemas da realidade industrial portuguesa, o referido Ministro parece ter afinal algumas boas ideias sobre o assunto.
Antes tarde do que nunca! E seja bem vindo Senhor Ministro!
O país precisa de consolidar uma indústria transformadora forte. E para esse efeito, é fundamental um Ministro da Economia que conheça a indústria, que se identifique com os empresários e empreendedores e que inclusivamente tenha coragem de fazer frente ao Terreiro do Paço e a outros poderes inibidores da atividade empresarial.
Já tivemos oportunidade de dizer publicamente que o atual governo português tem excesso de finanças e défice de economia.
O Ministro da Economia parece querer dar-nos a esperança de poder vir a equilibrar essa contabilidade. Esperamos pois que não defraude as nossas expectativas e que seja consequente no seu propósito de ajudar a reindustrializar o país.
Para esse efeito é vital que visite as empresas, que fale com os empresários e que se articule com as associações.
Enquanto empresas, empresários e associações, conseguiremos seguramente contribuir com sugestões práticas importantes que o ajudarão a implementar as medidas mais ajustadas às necessidades do país.
E é caso para dizer diretamente ao Senhor Ministro: ajude-nos a ajudá-lo que o país irá agradecer!

O Presidente da Direção
Aníbal Campos"

Sem comentários: