sexta-feira, 25 de julho de 2014

Inovar; Reforçar; Cooperar;

Está em curso a promoção de uma ação de eficiência coletiva por parte da AIMMAP e de associados vocacionada para o segmento das empresas produtoras de peças técnicas.
Tendo em conta que a também chamada “sub-contratação industrial” já representa um volume de faturação anual na ordem dos 6 mil milhões de euros e são cada vez mais as empresas que apresentam ao cliente uma relação qualidade/preço notável, com a incorporação de inovação e engenharia em todo o processo, o reforço da cooperação era uma oportunidade que se deveria potenciar, no entender da AIMMAP.
Foi assim decidido implementar uma ação de eficiência coletiva orientada a este segmento que se materializará na criação de um polo de competitividade dirigido especificamente a esse conjunto de empresas.
Veja o editorial da Tecnometal onde o Presidente Aníbal Campos esclarece os propósitos deste novo desafio.

"Reforçar a cooperação

A AIMMAP decidiu implementar uma ação de eficiência coletiva especialmente vocacionada para o segmento das empresas produtoras de peças técnicas.

Esse segmento de atividade – habitualmente também designado como “subcontratação industrial” -, tem uma importância crescente no contexto da indústria portuguesa em geral e do setor metalúrgico e metalomecânico muito em particular.
Há cada vez mais e melhores empresas a trabalhar nesse domínio, o qual gera já anualmente um volume de negócios agregado na ordem dos 6 mil milhões de euros.
A AIMMAP tem estado muito atenta ao percurso dessas empresas ao longo dos últimos anos, sendo aliás certo que desenvolve regularmente diversas iniciativas no sentido de as apoiar efetivamente.
Consequentemente, temos a clara consciência de que muitas dessas empresas cooperam facilmente entre si. E sabemos igualmente que não só revelam um assinalável dinamismo nas áreas da exportação e da internacionalização, como estão cada vez mais sensibilizadas para a importância da inovação no contexto da atividade empresarial.
Tais características permitiram que a nossa oferta de peças técnicas haja adquirido uma reputação de grande qualidade a nível europeu, destacando-se mundialmente pela excelente relação entre qualidade e preço.
Tendo em conta o exposto, tanto a AIMMAP como muitas das empresas desse segmento tomaram em conjunto a decisão de criar condições para reforçar o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesse domínio.
Consequentemente, foi decidido implementar uma ação de eficiência coletiva dirigida a esse segmento, consubstanciada na criação de um polo de competitividade dirigido especificamente a esse conjunto de empresas.
Estando certos de que irão aderir a esse projeto, para além da AIMMAP e de largas dezenas de empresas, diversas entidades do sistema científico e tecnológico nacional, estamos também absolutamente convictos de que a iniciativa em causa poderá vir a ser um extraordinário contributo para que as empresas produtoras de peças técnicas possam efetuar com ainda mais eficiência e eficácia o já excelente trabalho que desenvolvem nos domínios da internacionalização, da inovação e da cooperação.
Temos excelentes perspetivas quanto ao sucesso desta iniciativa. De todo o modo, o simples facto de estarmos desta forma a reforçar a cooperação entre as empresas é por si só um enorme motivo de satisfação para a AIMMAP.
O Presidente da Direção
Aníbal Campos"

Sem comentários: