quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Apoio à inovação – ter razão antes de tempo

Há cerca de 3 anos, a Direção da AIMMAP definiu como essenciais para o crescimento das empresas suas associadas, 3 áreas prioritárias: a inovação, a formação e a internacionalização.
Estas foram também as áreas recentemente identificadas por Daniel Calleja Crespo, Diretor Geral da Empresa e da Indústria na Comissão Europeia, para as empresas europeias vencerem o desafio global.
No ambiente de concorrência extrema em que as empresas são obrigadas a viver, suportando custos energéticos, sociais, fiscais e de regulação, bastante mais elevados do que os seus concorrentes globais, será na aposta nestas áreas que está o sucesso e o crescimento da indústria europeia.
Se a formação e a internacionalização foram iniciativas amplamente concretizadas pela AIMMAP nos últimos anos, há agora espaço para a inovação. A perspetiva do novo quadro comunitário, o HORIZON 2020, é condição de reforço do trabalho da AIMMAP em prol da inovação junto das empresas do setor.
São várias as iniciativas previstas para o decorrer de 2014.
O Editorial da “TecnoMetal” reflete o pensamento do Presidente da AIMMAP sobre a temática e identifica as grandes linhas de atuação rumo ao futuro.

"Apoio à Inovação
 

A inovação, a formação e a internacionalização são as mais importantes áreas em que as empresas portuguesas podem e devem investir.
Muito recentemente, Daniel Calleja Crespo, Diretor Geral da Empresa e da Indústria na Comissão Europeia, no âmbito de uma iniciativa promovida pela ORGALIME em Bruxelas, defendia precisamente que a aposta naquelas três vertentes é a única saída para a empresas europeias, as quais, conforme sublinhou, são obrigadas a ter custos energéticos, sociais, fiscais e de regulação muito mais elevados do que os dos seus concorrentes em todos os cantos do mundo.
Desde há muitos anos que a AIMMAP identificou aquelas 3 matérias como as suas áreas prioritárias. Inclusivamente, quem se der ao trabalho de rever o Programa de Candidatura da lista que apresentei aos órgãos sociais desta associação em 2010 poderá encontrar uma linha de pensamento muito semelhante àquela que é agora defendida publicamente por tão alto responsável da União Europeia.
Para além disso, não se ficando pelas palavras, a AIMMAP tem procurado concretizar iniciativas relevantes de apoio às empresas associadas em cada uma daquelas 3 áreas.
E sem falsas modéstias, congratulo-me pelo facto de, na sua maioria, as ações que temos desenvolvido em tal âmbito estarem a atingir excelentes resultados.
Estando agora iminente o início do próximo quadro comunitário de apoio, para o período de 2014 a 2020, decidiu a AIMMAP reforçar o seu trabalho no domínio do apoio à Inovação.
Nesse sentido, vamos criar um gabinete especificamente vocacionado para apoiar as nossas empresas nesse âmbito.
E serão várias as vertentes do trabalho a desenvolver por esse gabinete.
Em primeiro lugar queremos ajudar as nossas empresas a acederem com maior fluidez aos fundos de apoio à inovação que venham a estar previstos no novo quadro comunitário, efeito para o qual iremos inclusivamente lançar um Guia da Inovação.
Por outro lado, é nosso propósito identificar os constrangimentos legais e burocráticos com que as empresas se confrontam em tal domínio, seja em Bruxelas, seja em Lisboa.
Num outro plano, vamos tentar sensibilizar as autoridades nacionais e comunitárias para as necessidades das nossas empresas sempre que sejam delineadas prioridades neste contexto.
Paralelamente, num domínio mais conceptual, iremos continuar a defender um conceito mais lato da inovação, a qual entendemos que não se cinge à investigação e desenvolvimento e muito menos à investigação experimental.
Finalmente, este novo gabinete irá promover a realização de seminários e a publicação de artigos no intuito de sensibilizar as empresas da AIMMAP para a importância incontornável desta temática.
Estamos absolutamente convictos de que esta iniciativa será um sucesso. Mas gostaria desde já de sublinhar que, para que tal suceda, será necessário que as nossas empresas se sintam comprometidas com o projeto e que o enriqueçam com um envolvimento verdadeiramente pró-ativo.
O Presidente da Direção
Aníbal Campos"



1 comentário:

metalomecanica disse...

mais informações sobre metalomecanica em http://www.indimesa.pt/metalomecanica/pag/pt/industria/inicio